18 abr 2010

NOVIDADES



Imagem de como será o condomínio GLS da Bahia, que fica pronto em março DE 2010.

Essa matéria foi veículada pela revista ISTOÉ INDEPENDENTE no dia 09 de janeiro de 2010.

"Se há duas décadas os gays eram convidados a se retirar de estabelecimentos comerciais quando assumiam publicamente a orientação sexual, hoje, são paparicados por grandes empresas que perceberam neles um ótimo nicho de mercado. Em geral, formam casais sem filhos, de alto nível de escolaridade e poder aquisitivo, e não economizam quando o assunto é qualidade. Quanto mais os gays se assumem, mais serviços exclusivos são oferecidos para eles. No Brasil, além dos tradicionais bares e boates segmentados, a turma do arco-íris dispõe de lojas de roupa, salões de beleza, restaurantes, condomínios, academias, viagens turísticas, intercâmbio e cursos de idiomas.

No próximo dia 6, zarpa do Rio de Janeiro o primeiro cruzeiro gay com saída do Brasil. O navio Celebrity Infinity - um dos mais luxuosos no circuito - chega no dia 15 de fevereiro a Buenos Aires, com paradas em Búzios, Santos, Porto Belo, Florianópolis, Punta del Este e Montevidéu. A G Travel Online, empresa que organiza o cruzeiro, ainda oferece o primeiro intercâmbio gay do Brasil, uma opção para os adolescentes. Os alunos podem optar por escolas na África do Sul, Estados Unidos e Argentina.

Em março, está prevista a inauguração do primeiro condomínio gay da Bahia na praia de Arembepe, um dos destinos preferidos do público GLS. A divulgação ocorreu apenas em sites e revistas especializadas e o slogan é sugestivo: o metro quadrado menos quadrado da Bahia. A procura foi intensa. Já foram vendidos 47 dos 68 apartamentos, que custam, em média, R$ 145 mil. "O litoral norte da Bahia é um grande atrativo para o público gay. O local é lindíssimo", comenta o radialista Rui Botelho, que comprou um dos imóveis. Os proprietários dispõem de sala de cinema, academia, sauna, piscina, ofurô e espaço gourmet.

Outra novidade é a entrada da AussieBum, consagrada marca australiana de roupas para homossexuais, no mercado brasileiro. A loja, com vendas online no País desde janeiro, oferece cuecas com estampas diferenciadas, simulando pele de animais, e com suporte. Essas prometem fazer pelos homens o que os sutiãs com enchimento fazem pelas mulheres - melhorar a auto-estima.

Apesar das novidades, o Brasil ainda não ocupa uma posição de destaque na oferta de serviços GLS no mundo. Na América Latina, o Rio de Janeiro, que já foi o destino preferido dos homossexuais, perdeu a posição para Buenos Aires, a cidade mais gay-friendly da região. "Comparando com a Europa, os Estados Unidos e a Argentina, estamos uns 20 anos atrasados, com um foco limitado em bares, boates e viagens", avalia Franco Reinaudo, presidente da Associação Brasileira de Turismo GLS.

R$ 75 bilhões por ano é o potencial de consumo dos 9,4 milhões de homossexuais economicamente ativos no Brasil
Fonte: Abrat GLS


Segundo ele, para fazer este mercado crescer, o País precisa entender a diversidade dentro do público GLS e se livrar dos estereótipos. "Além disso, é preciso um posicionamento das metrópoles brasileiras como cidades gay-friendly. É uma garantia de que o turista terá respaldo governamental em casos de preconceito e violência", acrescenta. É uma tendência que se consolida mundo afora. Em dezembro, o Uruguai legalizou a união civil entre homossexuais e, na semana passada, foi inaugurado na Alemanha o primeiro asilo gay da Europa. Resta ao Brasil correr na disputa pelo mercado GLS.

RELAX
Primeiro hotel cincoestrelas para gays da cidade

Buenos Aires, terra do arco-íris
No ano passado, Buenos Aires mostrou como quer investir forte no público GLS. Em agosto, foi lançado o friendly-card, cartão de crédito para turistas que oferece descontos em bares, boates e restaurantes, assistência médica e jurídica, além de um telefone celular durante a estadia. Dois meses depois, foi inaugurado o Axel Hotels, o primeiro cinco-estrelas para homossexuais na América Latina. "É muito bom poder assumir um relacionamento Buenos Aires, terra do arco-íris num hotel de qualidade, sem receber olhares diferentes ao pedir uma cama de casal", comenta o dentista R.D. Lá, o público gay mais sofisticado ainda conta com uma loja de vinhos própria - a primeira do gênero no mundo. Fazendo jus à tradição, o país de Maradona realizou no ano passado a primeira Copa do Mundo Gay de Futebol na América do Sul."

Deixe seu comentário.

No hay comentarios: